quarta-feira, 17 de outubro de 2007

SOLDADO PRESO POR NÃO CARREGAR MALA DE OFICIAL

Soldado que não quis levar mala de oficial é mantido presoLetícia Lins - O Globo
Soldado que se recusou a carregar mala de superior continuará preso, diz PM
RECIFE - Apesar da pressão das entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e da Associação de Soldados, Cabos e Sargentos, o comando da Polícia Militar de Pernambuco afirmou que o soldado Sílvio Manoel de Souza, de 42 anos, será mantido preso no Batalhão de Guarda, em Recife. Ele foi detido porque se recusou a obedecer à ordem dada por uma tenente para que carregasse sua mala.
Com 20 anos de caserna e sempre com bom comportamento, o soldado fazia guarda no comando geral da PM, mas disse que aquela não era atribuição dele. O caso já está na Corregedoria da PM. A corporação afirma que agiu corretamente, porque o soldado descumpriu os princípios de justiça e hierarquia

7 comentários:

militarmobilizado disse...

absurdo parece uma piada,uma uma pegadinha. liberdade só para bandidos. paizinho de merda

Unknown disse...

Constituição pra quem,se a policia não respreita seus proprios dirá quem visão retrografa de oficiais.ainda dizem em falta de respeito.

AMENO disse...

Acredito, que houve um desrespeito por parte do soldado quando se trata de hierarquia, porém deve ser analisado que esse pedido por parte do Tenente, não lhe é devido, “cabível a função.” Más me pareci um abuso de autoridade. A prisão se caracteriza ilegal desde quando não está atribuída a função do soldado. Assim penso...

itamar disse...

pra mim em nehum momento houve transgressão,pois quando o soldado fez o concurso foi para ser policial e não carregador de malas.ele não tem nenhuma obrigação de carregar malas para ninguém .

Unknown disse...

Olá colegas! Inicialmente é importente lebrar que não tenho conhecimento aprofundado dos detalhes do caso em apreço e por isso não podemos acusar intempestivamente nenhum dos lados sem o devido direito do contraditório e da ampla defesa. Entretanto, é dever do policial militar subordinado cumprir as ordems que são emanadas por seus superiore, desde que elas não sejam ILEGAIS E/OU IMORAIS.
Em relação a situação narrada neste blog entendo que apenas uma hipótese justificaria a punição ao policial, ou seja, penso que a negativa do policial em carregar as malas somente se trataria de descumprimento de ordem se essas malas forem equipamentos de uso em serviço da própria corporação, pois se assim for nada impediria ao superior hierárquico deteminar uma ordem, no intuito de preservar o material de uso exclusivo da polícia e não do particular, todavia, ao que tudo indica não parece que seja essa a situação e neste caso a ação do superior poderia ser configurada como abuso de autoridade, com sérios danos a moral do profissional. Veja que não existe nenhuma lei que determine ao policial fazer caprichos de superiores ou outro funcionário público ou privado, ademais, não é possível imaginarmos que o agente público ainda insista em confundir atividade pública com atividade privada. É importante lembrar que as Polícias Militar dos Estados e do Distrito Federal devem ser entendidas como uma organização de gestão pública com a finalidade de prestação de serviço aos cidadãos e assim devem ser operacionalizadas, sempre obedecendo os princípios contitucionais e administrativos, ao ponte de entender que todos os policiais são antes de tudo um cidadão independente de sua graduação ou patente e por isso devem ter os seus direitos fundamentais respeitados e garantidos, primordialmente a dignidade da pessoa humana. Parabéns pelo blog e que a justiça seja feita.

Erasmo Jesus Diniz - Sd PMDF

nene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quem mandou querer ser pm. Já sabe que vai ter que comer merda e mesmo assim presta concurso.